
RECIPROCIDADE
Dedique ao/à seu/sua colega o mesmo tempo, atenção e consideração que ele/ela dedicou a você.

2
LIBERDADE E RESPONSABILIDADE
Os próprios parceiros de tandem devem decidir quando, por quanto tempo e como procederão quanto ao processo de ensino/aprendizagem.

1
PLANEJAMENTO
Criem um contrato pedagógico. Estabeleçam por escrito o período de duração do tandem, seus objetivos para o final do contrato e definam, na medida em que avaçam, tarefas que devem ser feitas de um encontro para outro.

6
EQUILÍBRIO
Troquem a ordem de prática das línguas se vocês fizerem as duas sessões no mesmo dia. Assim, o primeiro horário (mais proveitoso) será sempre de um(a) parceiro (a) diferente.

3
Organizando as sessões:
CONVERSAÇÃO
30 A 40 MINUTOS
FEEDBACK LINGUÍSTICO/CULTURAL
10 A 15 MINUTOS
AVALIAÇÃO
DA SESSÃO
5 A 10 MINUTOS
PREPAREM-SE Caso você e seu parceiro achem importante/interessante o uso de internet ou outros recursos durante os encontros, procurem testar os mesmos.

4
Dicas para um bom aproveitamento das sessões
MANTENHAM UM PORTFOLIO
Além de outros recursos, separem uma pasta ou caderno para ser seu “portfolio”, onde vocês registrarão o seu desenvolvimento, visualizando facilmente o que já estudaram/aprenderam e o que ainda querem estudar/aprender.

5
AS 7 REGRAS DE OURO DO TANDEM
SEMPRE ESTABELEÇAM UMA TAREFA
Para garantir aquelas horinhas de estudo durante o período de afastamento, tendem sempre passar uma atividade de dever de casa para o/a colega. Isso vai motivá-los(as) a continuar estudando e aprendendo mesmo separados(as).

7

CONVERSAÇÃO EQUILIBRADA
É muito importante que vocês não misturem as línguas durante o encontro. Como ambos(as) conhecem as duas línguas do tandem, "se forçar" a falar somente a língua de aprendizagem vai te fazer descobrir formas novas de pensar e usar a língua-alvo.

ESCUTE SEU/SUA PARCEIRO(A)
Você pode aprender muito sobre a língua de sua parceria simplesmente observando com atenção como ele/ela fala (ou escreve)

RESPEITO MÚTUO
Na hora da avaliação e da correção, sejam gentis e atenciosos. Quando você corrige seu/sua colega, está ajudando muito! Porém, sempre considere a forma mais cortês e delicada de fazê-lo.
Adaptado de www.teletandembrasil.org

